quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Semeando o bem gratuitamente


“ abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tendo o mesmo sentimento uns para com os outros, em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde, não sejais sábios aos vossos próprios olhos . Não torneis ninguém mal por mal, esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens, se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira, porque está escrito: “A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”

Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber, porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a tua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:14-21

Semeando o bem gratuitamente

É interessante quanto é difícil no dia a dia viver isso, pagar o mal com o bem...! Todos agora estão lembrando de situações que foram perseguidos no trabalho ou em casa. E quantas situações irritantes...perseguições por vingança,por ser crente. Lembro agora de um colega de trabalho me contava essa semana de quanto foi perseguido na outra empresa que ele trabalhava. Tinha um sujeito lá que chamava somente por palavrões. E ele contando que quanto mais ele tentava fugir do cara, mas ele pertubava, ao ponto de que mesmo falando com seu chefe, ainda sim o rapaz continuava. E eram humilhações, xingamentos, etc. Chegou ao ponto que ele precisou sair da empresa porque não agüentava. E nessas situações é que precisamos pagar o mal com o bem, mas como fazer isso? Eu preparei 3 passos para semear gratuitamente o bem. Primeiro, eu preciso abençoar em vez de amaldiçoar!

Tantas vezes somos tentados e até mesmo fazemos isso? Amaldiçoamos, desejamos o mal, desejamos que a pessoa saia da empresa, desejamos que ela seja demitida, se machuque, se decepcione. Ninguém quer que a pessoa melhore, supere essa situação. Já parou pra pensar? Eu já me vi nessa situação, eu já pedi a Deus que uma pessoa fosse demitida, mas eu creio irmãos que devemos orar pela mudança da pessoa. Nós somos humanos e pensamos por nós mesmos. Não queremos mais passar pelas situações, mas precisamos também ser pacientes em súplicas a Deus. No mundo seremos perseguidos mesmo, é bíblico. Quando Jesus estava sendo humilhado, tenho certeza que ele pediu para Deus aleijar cada um, ou mandar um fogo consumidor do céu...kkk! Acho que não...Jesus teve misericórdia, compreendeu as limitações de cada um. Ai alguns dizem...ah...mas Jesus era Deus....! Lembre-se que ele era homem também. Se for assim, o apóstolo Paulo também era para quebrar todo mundo, espancar a todos que lhe humilharam, todos que o prenderam era para ele ter resitido, quebrado geral...NAO ele não fez isso..pelo contrário, disse: ABENCOAI. E antes ainda em Romanos, ele falou no capítulo 5:3: “..mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, experiência e a experiência, ESPERANÇA.”

Todo dia temos oportunidades de abençoar...abençoe...no trânsito! Eita...quando agente recebe uma fechada ein??? Eu sou muito tentado! Devemos abençoar...e não amaldiçoar. Deixe aquele cidadão ir em paz. Até na igreja a batalha é gigantee...! Quantas vezes vemos um ministério crescendo ou às vezes um irmão que entrou na igreja agora e quer passar por cima de todo mundo...e que se acha, que quer crescer através da humilhação dos outros e até da sua humilhação...! Não desanime, não pague com a mesma moeda. ORE..! Peça ajuda a Deus... a seu pastor. Nós precisamos abençoar e ajudar, mesmo as pessoas que mais nos perseguem, ou até as que agente não tem afinidade. Quantas vezes você tem sido tentado a amaldiçoar? Vamos acabar com isto. Somos uma equipe maior ainda, a equipe de Cristo...e vamos vencer esta batalha, juntos...porque juntos somos melhores!

Segundo passo: Eu preciso me colocar no lugar do outro. Esse é um dos principais problemas nesses conflitos, agente não consegue entender o outro. Não conseguimos entender que muitas vezes somos perseguidos por algum motivo que a pessoa encontrou em suas mágoas. Tantas vezes agente faz tudo certo, é uma boa pessoa, trata todo mundo bem, mas mesmo assim é perseguido? Isso acontece na igreja, no trabalho, na universidade e até em casa mesmo com algum irmão ou familiar. Porque as pessoas têm seus problemas, suas mágoas, frustrações e coisas que precisam ser curadas. Cabe a nós como cristão também compreender tudo isto. O nome disto é EMPATIA, se colocar no lugar do outro. Se eu tivesse no lugar dela, se eu tivesse sido abandonado quando criança por meus pais, se eu tivesse perdido um filho assim. Precisamos nos colocar no lugar do outro para poder começar a querer ajudar aquela pessoa. Você já se encontrou numa situação dessas? Veja que Paulo diz no versículo 15: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” Isso é se colocar no lugar do outro e dividir suas alegrias e tristezas. Isso é Cristianismo!!!

Terceiro passo: Eu preciso fazer a minha parte. Muitas vezes acontece isso, as pessoas dizem: “Tá...ele me esculhambou, mas sou ser humano...meti a porrada mesmo.” Você é ser humano, não é animal. Temos limitações, sim...e Paulo deixa claro isso no versículo 17 e 18: esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens, se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;

Ele diz, ESFORÇAI-VOS, porque sabe das nossas limitações e ainda diz, quando depender de nós. Mas Deus dá o escape queridos. Vamos ler em 1Co 10:13. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”

Precisamos fazer a nossa parte, mesmo com nossas limitações. Somos humanos e falhos, mas Deus vai a frente, nos concede discernimento e arrependimento. Veja que o texto ainda diz: “não vos vingueis, mas daí lugar a ira”. Eu só compreendi esta palavra quando associei a outra palavra que diz: “Ireis mas não pequeis”. A ira é algo humano, é algo que vem de dentro. Não somos robôs que aceitam tudo e engolem, nós somos humanos e não temos como evitar a ira. Podemos não cultivá-la para não se tornar um pecado em ações e omissões. Mas a ira é inevitável. Precisamos apenas saber lidar com ela, com paciência para abençoar, se colocando no lugar do outro e fazendo nossa parte.

Vamos fazer o que nos cabe, que é lutar pelos nossos direitos com Justiça humana, porque a vingança é do SENHOR. O juízo é dele. Está lá no versículo 19. “A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”

Espero que hoje você repense antes de tomar para si o juízo sobre as injustiças que acontecem na sua vida. Sei que não é fácil, sei que a tendência humana é a vingança com as próprias mãos...e que a justiça humana é desleal e muitas vezes não funciona, mas “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

Que Deus te abençoe.

Sem. Charles Galvão

http://charlesgalvao.blogspot.com

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lutas?

Lutas?

Eu tenho apenas 27 anos, mas não consigo compreender como estamos vivendo num país em que as lutas são tão banais. Talvez por eu ter nascido em um tempo de superação da ditadura e crescido em um meio aos “caras pintadas” vejo uma apatia brasileira enraizada na geração hipócrita que cresce sem enxergar o futuro.

Grupos como o MST que lutam por terra estão falidos moralmente... viraram gangues que querem destruir o patrimônio público e privado à qualquer custo e têm suas lideranças com patrimônios secretos e grandes influências no atual governo, estes usam muitos excluídos socialmente para pelejar pelos interesses desta cúpula, que afirmam lutar pela reforma agrária. Outras gangues que lutam pelos “direitos humanos”, pregam uma utopia impraticável e hipócrita, pois quando uma desconsolada mãe de uma criança que foi estuprada aqui no bairro de Mangabeira está a sofrer e sem entender a morte prematura de uma adolescente de 15 anos não aparece nenhum representante dos direitos humanos para realmente dar direitos e acolhimento à esta família, porque esta família não tem direito de ser tratada com dignidade como um presidiário que recebe sua bolsa ao sair do presídio e sua estadia custa cerca de R$ 1.300,00 por mês aos cofres públicos? As famílias não têm direito a segurança? Porque não defender o direito das pessoas de bem primeiro? Muitos vão me criticar por isto, mas quero dizer que já que não temos como dar conta de todos, dêem prioridades!!! Agora o governo para “economizar” e minimizar o problema dos presídios, aprova este projeto que irá soltar milhares de presos em todo o país, acho que foi um bom escape para fugir dos problemas de lentidão do judiciário (que é o ministério mais rico da nação).

Hoje as lutas estão cada vez mais insensatas e pra mim a mais ridícula está nesta nova moda da “liberdade” sexual. Como diria meu bispo ‘Pobre geração, que a única utopia que lhe restou foi a defesa da sodomia!’ - Bispo D.Robinson.

Que lutas são estas? Acho válido lutar por direitos sexuais, pois vivemos numa “democracia”, aonde ninguém lhe obriga a ter condutas masculinas ou femininas, mas não pode-se aproveitar o “momento” criado pela mídia para criar uma militância reunindo cerca de 3 milhões de pessoas por direitos já estabelecidos pela constituição. Se você for gay, homem, mulher, índio... se for GENTE...seus direitos estão garantidos a favor da sua integridade física e moral, então porque agora especificar direitos especiais à uma “etnia” que está se formando? E já têm direitos à secretarias especiais nos governos de todo o país, puxa vida, quantas prioridades tem o nosso país? Temos que parar e pensar no investimento realizado à nossos custos para estas “lutas”. Hoje existem várias Secretarias, Comissões e órgãos criados pelo governo e sustentados mensalmente por nós, aonde são criados diversos cargos públicos e promoções por estas lutas, que são válidas, mas insignificantes se comparados às outras prioridades que deveria ter o nosso governo. O governo investe centenas de milhares de reais na MARCHA GAY em São Paulo, e no Rio? O estado “brasileiro” que mais recebe turistas gay no mundo, cerca de 30% dos turistas são gays. O Rio de Janeiro, que representa nosso país no mundo lá fora, que antes era conhecido pelo país das mulatas e da prostituição, agora quer ser reconhecida internacionalmente como a capital do turismo gay, dá pra acreditar? Estes são os investimentos desta militância que antes “lutou” pela ditadura!! Este governo depois que criou as UPPs ficou de “consciência limpa” achando que fez o que o Rio precisava, e investiu contra a violência e contra as drogas...mas cadê as secretarias que lutam pelas CRACOLÂNDIAS? Cadê??? Eu estou cansado de assistir programas policiais e ver ao vivo centenas de milhares de pessoas se matando todos os dias nas cracolândias, aonde passa a polícia como se nada tivesse acontecendo...isso é um problema social e ninguém faz nada!! Pessoas se matando com o problema das drogas e a sociedade é HIPÓCRITA e fecha os olhos...fica lutando por causas sentimentais! Vamos comparar o problema da violência decorrente das drogas com o problema da “homofobia”? Segundo o Coronel Carvalho, cerca de 80% das ocorrências policiais aqui em João Pessoa e creio que no resto do país estão ligadas direta ou indiretamente às drogas. Porque ninguém toma medidas mais enérgicas quanto à isto? Porque ninguém levanta passeatas e fazem greve de fome por medidas enérgicas deste governo hipócrita que diz que é para todos?

Nós como igreja temos também nosso papel, mas um destes papéis da igreja é cobrar do poder público através de manifestos escritos que expressam a indignação contra esta sociedade e governo que a representa. E estes manifestos querem ser calados por Projetos de lei, que se aprovados serão mais uma censura, que tanto os revolucionários seguidores dos partidos de esquerda lutaram.

Vamos rever nossas lutas?

Sem. Charles Galvão

quinta-feira, 31 de março de 2011

Esperar é Caminhar

Esperar é Caminhar..

Estava eu saindo do Cursilho Masculino, um super evento promovido pela minha igreja...e conheci muitos homens de fé, que sairam deste envento motivados...revigorados...com energias de sobra para enfrentar os problemas da vida...e do 4° dia!

Fiquei muito feliz por todas aquelas "águias" chegando na igreja com todo gás, querendo dar vôos mais altos...porém, como foi informado durante o próprio cursilho...nós iríamos enfrentar muitas dificuldades e perseguições após sair...! E assim se concretizou, no meu caso mesmo que trabalhei no evento, poucas horas depois do evento fui tentado diversas vezes a perder o foco...discutir...e ter uma noite horrível...mas me lembrei do que foi dito, e perseverei.

Na segunda-feira liguei para alguns cursilhistas (pessoas que fizeram o evento) para saber como estava sendo o 4° dia...e fui surpreendido com a motivação de alguns e a tristeza de outros...! Um foi assaltado e robaram tudo de sua loja logo na segunda feira mesmo...o outro...foi acometido por uma injustiça e uma perseguição no trabalho...e foi neste nível o quarto dia para estes que estavam mostrando ao diabo que queriam mudar...! E a melhor maneira de mostrar isso ao diabo é com a consciência de que Esperar é Caminhar...isto mesmo...muitas vezes precisamos esperar e ver como as coisas vão acontecer...esperar também é uma maneira de caminhar...! Tem momentos na vida que o certo mesmo é esperar! Agente corre tanto para querer resolver todos os nossos problemas de uma vez, mas Deus as vezes quer que você simplesmente espere nele, confie nele...descanse no Senhor Jesus!

Eu muitas vezes sou surpreendido por esta ansiedade desenfreada, e não consigo muitas vezes enxergar que Esperar, ficar "quietinho" também é caminhar! O Cursilho é esta oportunidade de Parar para ouvir o que Deus tem pra dizer! Escute mais a voz de Deus e saia do piloto automático...Espere....pois Esperar é Caminhar!

Abraços

Sem. Charles Galvão