
Neste final de semana fui almoçar na casa de um casal que amo muito e que são padrinhos do meu casamento. E lá estávamos conversando sobre como a igreja do Senhor está infestada por doutrinas com focos esquizofrênicos e discrepantes dos objetivos da igreja de Cristo, que é a salvação. Igrejas que rotulam “Jesus Cristo é o Senhor”, mas o nome dele mal é citado, quer dizer, as vezes no final das frases prontas como um jargão “em nome de Jesus, receba!!”. E no final das contas ele se torna apenas um coadjuvante da Prosperidade Financeira. E é sobre isto que eu queria comentar, pois para mim Prosperar não é enriquecer, é desfrutar do seu trabalho. Em Eclesiastes 3:12-13 diz: “Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho”
Queridos, a visão sobre prosperar está cada vez mais distorcida no mundo e conseqüentemente na igreja também. O capitalismo contemporâneo trouxe a sociedade uma idéia de que temos a obrigação de consumir tudo que está em evidência, tudo que estão usando no momento devemos usar custe o que custar, e o que passou já não tem mais “valor de uso”. Estou no 7º período de Economia na UFPB e vejo em diversas disciplinas o poder desta maneira egoisticamente automática que o sistema utilizou através da mídia propagada em massa (TV, internet), e como isto se arrastou para a igreja. As pessoas uniram e confundiram a Prosperidade com a Acumulação de bens e capital e eu vejo que isto não é o propósito de DEUS. Ele te quer vencedor, e quer que você domine o dinheiro na sua casa, e eu digo especificamente aos homens que são casados, DEUS TE INSTITUIU PARA SER O CHEFE da tua casa, e ele quer que você dê exemplo para seus filhos. Dominar o dinheiro é a prosperidade que o Senhor quer pra tua vida.
No dicionário Aurélio, a termo “próspero” significa também: “Ditoso, feliz, venturoso, propício, favorável”. Não confunda a prosperidade que Deus instituiu, com a RIQUEZA, mas veja que ele quer que você DITE o que vai fazer com o dinheiro, para que você tenha uma vida próspera, organizada e favorável a uma vida de acordo com o seu trabalho!
Sabemos que cerca 80% dos divórcios estão co-relacionados às crises financeiras que o casal passa. E é claro que isto é um dos maiores trunfos de Satanás para destruir as famílias, o bolso. Ser próspero é independente da quantidade de dinheiro, depende do seu coração e da sua vontade de ter uma família bem sucedida começando com aquilo que você já possui. Aposto que você conhece alguém que tem altos salários, mas até hoje está devendo em todo canto que vai, pessoas ligando para cobrar de grandes e até pequenas dívidas. Esta pessoa para mim não tem paz, não tem prosperidade financeira. No velho testamento, shalom (paz), quer dizer “estar completo”, “ter saúde”, “estar bem” em todos os sentidos, por isto ser feliz é ter prosperidade, mesmo vivendo com menos de um salário mínimo. Isso mesmo, eu conheço uma senhora que trabalhou como diarista na casa dos meus pais e sempre me chamou a atenção do quanto ela era feliz e o quanto Deus estava no seu coração, mesmo vivendo com menos de um salário mínimo. E na casa desta mulher era tudo muito simples, mas tudo organizado, tudo limpo, tinha um ambiente maravilhoso de se viver.
Assim que me converti esta foi a primeira área que Deus me transformou radicalmente. Eu ganhava bem, trabalhava muito, mas o dinheiro não rendia nada e não dava para arcar com as contas, eu não tinha organização financeira recebia e logo achava que podia comprar o que eu quisesse. Mas Deus foi dando estratégias de organização e me mostrou que para ser Cristão eu deveria além de ser fiel nos dízimos deveria dar exemplo com minhas contas, e que devia confiar nele. E assim aconteceu, passei a equilibrar minhas contas que pareciam infinitas e impagáveis. Hoje eu recebo a metade do que recebia antigamente, mas tenho PAZ, pago TUDO EM DIAS, não me deixo na mão de juros bancários, agiotas, cheque especial ou cartão de crédito. Hoje eu tenho mais bens que antes porque eu planejei, me organizei e NUNCA deixei de devolver o que já é dele, os dízimos e ofertas. Eu não rico, e nem pretendo, mas tudo que tenho é de Deus e eu não só falo, mas utilizo tudo que tenho para a glória Dele! Eu posso bater no peito hoje e dizer que sou próspero, e posso dizer que esta prosperidade é dom de Deus!!
Eu te desafio HOJE, a montar uma planilha no Excel (ou até num caderno se você preferir) e PLANEJAR tudo que você tem pra receber e tudo que você tem para pagar, e entregue nas mãos de Deus, ore, ele te dará mais estratégias ainda para que você SEJA PRÓSPERO com o que você tem. Conta comigo e compartilha os teus sucessos assim como estou compartilhando o meu milagre financeiro!
Amém!
"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (Mateus 6:19-21)
