“ abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tendo o mesmo sentimento uns para com os outros, em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde, não sejais sábios aos vossos próprios olhos . Não torneis ninguém mal por mal, esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens, se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira, porque está escrito: “A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”
Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber, porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a tua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:14-21
É interessante quanto é difícil no dia a dia viver isso, pagar o mal com o bem...! Todos agora estão lembrando de situações que foram perseguidos no trabalho ou em casa. E quantas situações irritantes...perseguições por vingança,por ser crente. Lembro agora de um colega de trabalho me contava essa semana de quanto foi perseguido na outra empresa que ele trabalhava. Tinha um sujeito lá que chamava somente por palavrões. E ele contando que quanto mais ele tentava fugir do cara, mas ele pertubava, ao ponto de que mesmo falando com seu chefe, ainda sim o rapaz continuava. E eram humilhações, xingamentos, etc. Chegou ao ponto que ele precisou sair da empresa porque não agüentava. E nessas situações é que precisamos pagar o mal com o bem, mas como fazer isso? Eu preparei 3 passos para semear gratuitamente o bem. Primeiro, eu preciso abençoar em vez de amaldiçoar!
Tantas vezes somos tentados e até mesmo fazemos isso? Amaldiçoamos, desejamos o mal, desejamos que a pessoa saia da empresa, desejamos que ela seja demitida, se machuque, se decepcione. Ninguém quer que a pessoa melhore, supere essa situação. Já parou pra pensar? Eu já me vi nessa situação, eu já pedi a Deus que uma pessoa fosse demitida, mas eu creio irmãos que devemos orar pela mudança da pessoa. Nós somos humanos e pensamos por nós mesmos. Não queremos mais passar pelas situações, mas precisamos também ser pacientes em súplicas a Deus. No mundo seremos perseguidos mesmo, é bíblico. Quando Jesus estava sendo humilhado, tenho certeza que ele pediu para Deus aleijar cada um, ou mandar um fogo consumidor do céu...kkk! Acho que não...Jesus teve misericórdia, compreendeu as limitações de cada um. Ai alguns dizem...ah...mas Jesus era Deus....! Lembre-se que ele era homem também. Se for assim, o apóstolo Paulo também era para quebrar todo mundo, espancar a todos que lhe humilharam, todos que o prenderam era para ele ter resitido, quebrado geral...NAO ele não fez isso..pelo contrário, disse: ABENCOAI. E antes ainda em Romanos, ele falou no capítulo 5:3: “..mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, experiência e a experiência, ESPERANÇA.”
Todo dia temos oportunidades de abençoar...abençoe...no trânsito! Eita...quando agente recebe uma fechada ein??? Eu sou muito tentado! Devemos abençoar...e não amaldiçoar. Deixe aquele cidadão ir em paz. Até na igreja a batalha é gigantee...! Quantas vezes vemos um ministério crescendo ou às vezes um irmão que entrou na igreja agora e quer passar por cima de todo mundo...e que se acha, que quer crescer através da humilhação dos outros e até da sua humilhação...! Não desanime, não pague com a mesma moeda. ORE..! Peça ajuda a Deus... a seu pastor. Nós precisamos abençoar e ajudar, mesmo as pessoas que mais nos perseguem, ou até as que agente não tem afinidade. Quantas vezes você tem sido tentado a amaldiçoar? Vamos acabar com isto. Somos uma equipe maior ainda, a equipe de Cristo...e vamos vencer esta batalha, juntos...porque juntos somos melhores!
Segundo passo: Eu preciso me colocar no lugar do outro. Esse é um dos principais problemas nesses conflitos, agente não consegue entender o outro. Não conseguimos entender que muitas vezes somos perseguidos por algum motivo que a pessoa encontrou em suas mágoas. Tantas vezes agente faz tudo certo, é uma boa pessoa, trata todo mundo bem, mas mesmo assim é perseguido? Isso acontece na igreja, no trabalho, na universidade e até em casa mesmo com algum irmão ou familiar. Porque as pessoas têm seus problemas, suas mágoas, frustrações e coisas que precisam ser curadas. Cabe a nós como cristão também compreender tudo isto. O nome disto é EMPATIA, se colocar no lugar do outro. Se eu tivesse no lugar dela, se eu tivesse sido abandonado quando criança por meus pais, se eu tivesse perdido um filho assim. Precisamos nos colocar no lugar do outro para poder começar a querer ajudar aquela pessoa. Você já se encontrou numa situação dessas? Veja que Paulo diz no versículo 15: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” Isso é se colocar no lugar do outro e dividir suas alegrias e tristezas. Isso é Cristianismo!!!
Terceiro passo: Eu preciso fazer a minha parte. Muitas vezes acontece isso, as pessoas dizem: “Tá...ele me esculhambou, mas sou ser humano...meti a porrada mesmo.” Você é ser humano, não é animal. Temos limitações, sim...e Paulo deixa claro isso no versículo 17 e 18: esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens, se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
Ele diz, ESFORÇAI-VOS, porque sabe das nossas limitações e ainda diz, quando depender de nós. Mas Deus dá o escape queridos. Vamos ler em 1Co 10:13. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”
Precisamos fazer a nossa parte, mesmo com nossas limitações. Somos humanos e falhos, mas Deus vai a frente, nos concede discernimento e arrependimento. Veja que o texto ainda diz: “não vos vingueis, mas daí lugar a ira”. Eu só compreendi esta palavra quando associei a outra palavra que diz: “Ireis mas não pequeis”. A ira é algo humano, é algo que vem de dentro. Não somos robôs que aceitam tudo e engolem, nós somos humanos e não temos como evitar a ira. Podemos não cultivá-la para não se tornar um pecado em ações e omissões. Mas a ira é inevitável. Precisamos apenas saber lidar com ela, com paciência para abençoar, se colocando no lugar do outro e fazendo nossa parte.
Vamos fazer o que nos cabe, que é lutar pelos nossos direitos com Justiça humana, porque a vingança é do SENHOR. O juízo é dele. Está lá no versículo 19. “A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”
Espero que hoje você repense antes de tomar para si o juízo sobre as injustiças que acontecem na sua vida. Sei que não é fácil, sei que a tendência humana é a vingança com as próprias mãos...e que a justiça humana é desleal e muitas vezes não funciona, mas “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”
Que Deus te abençoe.
Sem. Charles Galvão
http://charlesgalvao.blogspot.com
